Revista Brasileiras de Risco e Seguro

Missão

A Revista Brasileira de Risco e Seguro (RBRS) é uma edição on-line da Escola Nacional de Seguros. Criada em 2004, publica estudos e pesquisas das áreas de seguro, resseguro, previdência privada complementar, capitalização, atuária, gerenciamento de riscos e assuntos correlatos. Com edições semestrais, tem a missão de estimular a discussão acadêmica no mercado segurador e tornar-se uma fonte de conhecimento para empresas, instituições de ensino e interessados na pesquisa desse segmento da economia brasileira.

Trabalhos produzidos nas universidades e/ou escritos por profissionais qualificados em suas áreas de atuação têm na RBRS um canal de divulgação, fazendo da revista uma ponte entre o setor e pesquisadores, professores e estudantes de instituições acadêmicas.


Normas para publicação de artigos na RBRS

Os trabalhos (artigos, ensaios, pesquisas ou casos) deverão ser escritos em língua portuguesa, sendo o tamanho do papel formato A-4 (210 mm × 297 mm) em espaço 1,5, com letra de tamanho equivalente a Times New Roman corpo 12 ou Arial corpo 11.

Devem ser inéditos, não tendo sido enviado a outro veículo para publicação, e possuir no mínimo (10) dez e no máximo (40) quarenta páginas, incluindo apresentação detalhada dos procedimentos metodológicos utilizados, ilustrações, bibliografia e notas de final de texto.

As palavras em outros idiomas, que não sejam em português, devem aparecer em itálico ou entre aspas.

As páginas deverão ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos.

Trabalhos sem identificação de autoria não serão considerados.

Todas as notas de rodapé deverão estar incluídas como notas de final de texto.

Ilustrações, tabelas e gráficos: Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com fonte Times New Roman corpo 10 ou Arial corpo 9.

A folha de rosto, que não deve apresentar o número de página, deve conter o título do trabalho (com as iniciais das palavras em letras maiúsculas), o(s) nome(s) do(s) autor(es), com respectivas referências e endereço de e-mail. Na página seguinte, resumo em português, palavras-chave e sumário, bem como abstract, key words e contents (inglês), e resumo, palabras-clave e sumario (espanhol).

Os textos devem ser encaminhados, para avaliação, para o Diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro da Escola Nacional de Seguros, Professor Claudio R. Contador. Enviar duas cópias: uma por e-mail para claudiocontador@funenseg.org.br com cópia para verasouza@funenseg.org.br mencionando o assunto "Revista Brasileira de Risco e Seguro - RBRS - Trabalho para Avaliação"; e outra impressa para o Diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro da Escola Nacional de Seguros (Rua Senador Dantas, 74 - 3º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20031-205), identificando no envelope "Revista Brasileira de Risco e Seguro - RBRS - Texto para Avaliação".


Processo de Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos submetidos à RBRS são inicialmente examinados pelo Editor tendo em vista aferir sua adequação à revista. Aqueles aprovados são enviados para o corpo de avaliadores (referees).
Com base nos relatórios desses avaliadores, o Editor adota uma das seguintes decisões:

  1. Aceita;
  2. Retorna o texto para pequenas revisões;
  3. Retorna o texto para grandes revisões e posterior reavaliação dos referees;
  4. Rejeita.

O Editor comunica a decisão ao(s) autor(es), juntamente com os relatórios dos árbitros.
O processo de avaliação é anônimo no seguinte sentido: a autoria do trabalho é anônima para os árbitros e as identidades destes não são revelados ao(s) autor(es).
Se houver qualquer dúvida sobre o exposto acima, por favor, contate-nos via e-mail ou telefone.
Fico à disposição para informações complementares.


Revista Brasileira de Risco e Seguro © 2004/2017 ESNS. Todos os direitos reservados.